Justificativa

O interesse para a realização do projeto de pesquisa está ancorado em três grandes motivações, quais sejam: a inovação da proposta; a expressividade das diferentes modalidades de participação no Brasil e em Portugal no mundo contemporâneo; e a composição das equipes dos dois países que ora apresentam a proposta. De fato, a constituição de uma rede internacional de cooperação científica em torno do tema da participação política é uma possibilidade de articular institucionalmente pesquisadores que, ao longo dos últimos anos, têm realizado esforços sistemáticos de pesquisa e de publicação em torno do tema. Isoladamente, cada equipe possui já significativa experiência acumulada nos estudos de participação política.

Além de comparação de dados, a cooperação também serve para o desenvolvimento de teorias. Destaca-se ainda que alguns investigadores já têm experiência de trabalho de campo no outro país. Há pesquisadores brasileiros com doutoramento sobre Portugal e com experiência de pesquisador pós-doc. Temos também pesquisadores portugueses com trabalhos de campo no Brasil. A proposta é aprofundar esses conhecimentos sobre o outro país e avançar na cooperação e na produção internacional. Para os outros pesquisadores envolvidos, em especial os bolsistas de doutorado e pós-doc, a cooperação é uma grande oportunidade de refinamento teórico e de comparação dos resultados de pequisa entre os países, em diálogo com o contexto internacional.

A equipe ligada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) é composta por pesquisadores que, agrupados nos Núcleos de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS) e no Núcleo de Estudos sobre Comportamento e Instituições Políticas (NECIP), têm concentrado seus esforços recentes no estudo dos determinantes da participação política na América Latina (voto, ativismo partidário e protestos), nos estudos sobre as dinâmicas de instituições participativas, com ênfase nos OPs e em Conselhos Gestores, além dos estudos sobre movimentos sociais, protestos, instituições políticas brasileiras e comportamento eleitoral. Os membros da equipe têm coordenado e/ou participado de projetos de pesquisa em Editais das agências de fomentos nacionais, como o CNPq, além de três deles serem bolsistas Produtividade em Pesquisa. Destaca-se ainda a participação ativa dos pesquisadores nas principais instituições científicas da área, como Sociedade Brasileira de Sociologia, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais e Associação Brasileira de Ciência Política.