Resultados pretendidos
Pretende-se com o presente projeto promover a ampliação dos intercâmbios entre os dois países, e contribuir para o acúmulo – e atualização – do conhecimento sobre os tipos, condicionantes e características das modalidades de protesto e de participação institucional no Brasil e em Portugal. Como resultante, prevemos um salto na qualificação acadêmica dos programas envolvidos, considerando pelo menos três aspectos:
– Ampliação das redes de colaboração científica com recrutamento de novos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisa sistemática sobre o tema da participação política e realização de eventos de acompanhamento e divulgação dos resultados;
– Ampliação da oferta de seminários e cursos nos Programas envolvidos, através das missões de docência e de estudo;
– Ampliação da produção intelectual dos pesquisadores envolvidos no projeto, se refletindo consequentemente na melhoria dos indicadores de produção intelectual de docentes e discentes desses Programas.
Esperamos, com a pesquisa, contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as mudanças e permanências nos padrões de participação política nas democracias contemporâneas, em especial no Brasil e em Portugal, preenchendo uma relevante lacuna na agenda de pesquisas da Ciência Política ao focalizar estes dois países. Os resultados da cooperação deverão gerar ao menos 08 artigos que serão apresentados em eventos técnico-científicos relevantes para a área e encaminhados para publicação em periódicos especializados da área de Ciência Política. Pretendemos ainda organizar 1 (um) livro, condensando os resultados encontrados ao longo da pesquisa. No curso da pesquisa, esperamos orientar alunos de graduação, mestrado e doutorado. Assim, a cooperação deverá resultar em várias publicações que os investigadores produzirem, sejam voltadas para a comparação entre Portugal e Brasil, para a comparação entre as várias formas de participação política, e ainda artigos mais teóricos sobre os condicionantes e as modalidades de participação política.